Vivendo a cultura gastronômica dos colonos alemães!

Vivendo a cultura gastronômica dos colonos alemães!

Você gosta de passeios culturais? Melhor ainda quando há uma boa culinária envolvida, não é mesmo?

Pois foi isso que tivemos num passeio recente em familia! Meus pais tem origem alemã. Nasceram e se conheceram em Teutônia, RS. Minha mãe começou a falar português apenas na escola! Agora vivemos numa cidade de colonização alemã, Ivoti, que mantém muito as raizes de seus antepassados.

Bem, resolvemos então conhecer um restaurante aqui perto, numa cidade encantadora chama Morro Reuter (leia assim: "morro rróiter") ;)

O Restaurante Wolf fica numa parte lindissima, um morro com uma bela vista da região! Vale a pena passear nos arredores e subir a rua até uma parte onde possuem estacionamento para mais carros e uns bancos. Como estacionamos ali, de cara tivemos essa vista maravilhosa.

Bem, quando entramos de cara nos encantamos com os itens antigos e a decoração com mosaicos de azulejos! Lindissimo, e feito pelo filho dos fundadores do restaurante! O próprio neto dos fundadores que atende a todos na recepção. A avó se aposentou mas continua por ali, enquanto a mãe é a chef responsável pela gastronomia servida: comida colonial alemã!

O cardápio conta com pratos bem típicos, como o eisbein (o tradicional joelho de porco, que você encontra até na famosa cervejaria HB, se um dia foi ou venha a ir ára a Alemanha, verá lá esse prato), linguiça com queijo, carne de panela, e mais vários tipos de pratos com carne (costelinha de porco, matambre, galinha...), além dos tradicionais alemães como chucrute, purê de batata, batata frita (mas do jeitinho alemão.rs..), salada de batata com maionese, bolinho frito de batata...e outros (polenta frita, arroz e feijão para quem não fica sem como algumas crianças ;)... Bem, o que não falta é carne e batata! Coisas que os descendentes alemães adoram realmente. A descrição não poderia ser melhor: comida colonial alemã. Vi nos pratos coisas que minhas avós faziam, como a massa caseira com a galinha caipira com molho. Mas para meu gosto, de alemã batateira, amei as batatas em todas as versões servidas..hehehe.. Ah! esqueci de comentar que claro, a cuca acompanha a comida (cuca é uma espécie de pão doce, bem conhecido por aqui!). Isso é bem caracteristico também, ter a cuca como acompanhamento na hora da refeição - por mais esquisito que parece para quem não conhece a cultura, experimente quando for! Deliciosa! Aliás, é tudo livre e os garçons constantemente verificam se você quer algo mais ou que tragam algum prato mais quentinho para você.

De sobremesa, um buffet maravilhoso e duas opções para você servir os doces: potinho ou prato raso. Recomendo pegar o prato e um pouco de cada. Ai você encerrará como os colonos alemães do RS. As festas sempre tem muitos tipos de sobremesa e todos servem assim mesmo: num prato, e de tudo um pouco! =)

Adoro sempre saber a história de familias empreendedoras, e por isso resolvi escrever para vocês sobre eles. A paixão pelo restaurante é passado pelo Gabriel e todo staff, que é super cordial e presta um atendimento de primeirissima. Na saida não faltam opções de chá e o cafezinho, claro. Não deixe de ler as notícias no balcão e ver as fotos da familia, e converse um pouco com o Gabriel sober a história do local (no site deles, abaixo, eles contam mais sobre como tudo começou!).

Para familias com crianças pequenas há um espaço kids com alguns brinquedos antigos também! Achei muito legal ver algumas bonecas antigas à disposição. =)

Também possuem uma área para eventos! Achei ótima a idéia para quem quiser fazer uma festa diferenciada!

Na próxima ida para a serra gaúcha, não deixe de conhecer o Restaurante Wolf!

https://restaurantewolf.com.br/

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos