Desfralde noturno tardio?

Desfralde noturno tardio?

Como é/foi por aí? Foi pelo Jonas que criamos a Vazadini (foto). Ele tinha 2 anos. Sempre tive problemas com as fraldas para ele.
Não importava a marca. Sempre vazava. E a cada inverno do Sul era de novo aquele caos total...ele todo molhado e tendo que lavar a roupa de cama quase todos os dias.  Já iamos dormir apreensivos... pois toda a noite era a cama molhada de xixi. E o pior não é apenas a cama molhada, mas eles ficarem molhados de xixi pois no frio isso ajuda a adoecerem... acordam gelados. E ai ficamos acordando para ver troca los no meio da noite, não é mesmo? 

Amanhece e todos estão cansados porque dormiram mal.. de novo!

E se aconteceu de vazar xixi, pronto... é lavar toda roupa de cama, protetor de colchão, cobertor... caos é pouco! Quem passa isso sabe muito bem!

Estava cansada disso. E como mães inventoras,demos o basta e criamos a  nossa Vazadini (veja no nosso menu Hora do Desfralde), que foi acompanhando o Jonas. Nossas noites ficaram bem mais tranquilas!! E como!!

Bem, Jonas continua usando até hoje, aos 7 anos. Já são 5 anos de Vazadini e noites mais secas, mas agora que ele está maior, pediu ajuda para não usar mais fraldas. O irmão Eric desfraldou tarde, entre 6 e 7 anos também. Naturalmente foi acordando sequinho, e não precisou mais a fralda. E é isso que ocorre quando o desfralde é feito naturalmente. Uma hora o corpo dá conta por si mesmo de segurar o xixi.

Mas isso é ligado a um hormônio que controla segurar o xixi noturno, e esse hormônio pode demorar mais a ser produzido. Sabia disso? No caso do Jonas e de seu irmão, é isso. Por isso que acordar a noite para "ensinar" isso pode não ser a melhor estratégia. Sabia que a genética contribui? Ou seja, se na família houve desfralde tardio, enurese noturna....eles podem também ter. Eu lembro de ter escapes até uns 8 anos. E claro, isso então é normal que ocorra com eles, por exemplo.

Eu sou adepta do desfralde consciente e então fui respeitando Jonas. Tivemos vários momentos que não seriam propícios para iniciar: divórcio, covid, mudança de escola, de casa e cidade... E como dito por especialistas, não é aconselhável efetuar desfraldes em momentos assim. Assim como não é bom muita mudanã de maneira geral junta para uma criança (chegada de irmão com troca de cama, tirar chupeta e fraldas ao mesmo tempo, etc). Então fomos respeitando e esperando o tempo do Jonas: seja dele naturalmente acordar mais seco, ou dele pedir, como fez agora com 7 anos.

Como quero que ele tenha um processo tranquilo e sem traumas, busquei auxílio de quem entende: @drarobertapascotto
Consultamos on-line no final de fevereiro e começamos o processo logo após. Foi super valioso ter conversado com a dra, que é nefrologista pediátrica!  Se você precisa de auxilio nessa área, como nós aqui, procure um especialista desta área como a Dra Roberta.

C️omo é um processo dificil, eu e Jonas gostariamos de dividir nosso processo com vcs, assim como as dicas valiosas que a dra nos passou! Vc quer saber mais??  Acompanha aqui nos próximos dias e semanas para saber como está sendo! Postaremos também no feed e stories de nossas midias. Também vale se cadastrar aqui para receber nossas novidades da newsletter por email que por lá também passaremos dicas valiosas!

E olha, só posso dizer uma coisa:  perto de uma semana até agora e indo bem!

Lembrando que cada caso é único, e se você necessita ajuda recomendamos muito buscarem especialistas e consultarem caso tenham dúvidas e precisem de mais apoio.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos