Você sabia que existem diversos benefícios do brincar individualmente e coletivamente para o desenvolvimento das nossas crianças? As brincadeiras infantis, principalmente as brincadeiras antigas (longe das telas de smartphone, notebook ou tablet), são as responsáveis por fornecer ferramentas, como a imaginação, para que os pequenos sejam capazes de se expressar emocionalmente e aguçar esse lado da percepção de si e do outro sem usar necessariamente palavras.
Brincar é o trabalho de crianças. As brincadeiras são parte do dia a dia de cada criança e são essenciais para que ela se desenvolva em todo aspecto da constituição de um ser humano, tendo acesso a recursos que estimulam a criatividade, a descoberta, a imaginação, o intelecto, os cinco sentidos! São brincadeiras antigas que possuem a ludicidade que proporciona a chance da criança poder dar um passo de cada vez no seu desenvolvimento físico, mental e emocional.
Brincadeiras antigas: Por que brincar é importante?
Brincar é importante porque se trata de uma ação capaz de melhorar o bem-estar cognitivo, físico, social e emocional das crianças, principalmente as brincadeiras mais antigas, que deixam os pequenos realmente conectados consigo e com outras crianças. As brincadeiras também podem ser professoras, já que permitem que as crianças sejam exploradoras de si mesmas e dos ambientes onde vivem ou transitam. Com isso, os pequenos aprendem habilidades imprescindíveis para a vida adulta, para estudar, trabalhar, fazer amizades, ter independência etc, como:
- Autocompaixão
- Autoestima
- Autoconfiança
- Autorregulação
- Automotivação
- Criatividade
- Capacidade de resolver adversidades
- Escuta ativa
- Inteligência Emocional
- Empatia
- Resiliência
- Respeito
- Paciência
Normalmente, pais, familiares e ou responsáveis em geral incentivam que seus filhos brinquem e intuitivamente sabem que é importante, mas é comum muitos não associarem as brincadeiras às habilidades sociais, senso de coletividade e processo de aprendizagem, por exemplo. O ato de aprender não está restrito ao ambiente escolar, e inclusive ler o mundo é tão importante quanto ler as palavras. As crianças aprendem brincando e isso é inegável!
Os benefícios do brincar na infância
Os efeitos positivos do brincar na infância passam pela saúde mental, emocional e física. E também trazem benefícios para a relação entre adultos e crianças, já que é capaz de criar uma conexão. Confira outros benefícios da brincadeira:
1. Desenvolvimento intelectual
As brincadeiras infantis são importantes por fazerem parte do mundo das crianças e por proporcionarem o desenvolvimento intelectual e social, é algo indispensável para o amadurecimento dos pensamentos e atitudes. A infância é o momento de curiosidade, que a criança está descobrindo o mundo que te cerca, e a relevância do lúdico é inquestionável. O brincar é parte fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, e pode promover o desenvolvimento do cérebro de uma criança de maneiras distintas, incluindo o fornecimento de experiências de vida singulares para estabelecer as bases para o crescimento do cérebro. O córtex cerebral pode se beneficiar do enriquecimento ambiental e do brincar mais do que outras partes do cérebro.
2. Pensamento criativo
O pensamento criativo é muito necessário na vida adulta para ser capaz de encontrar soluções possíveis e resolver problemas de maneira funcional.
3. Desenvolvimento emocional
Brincar ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a irritabilidade nas crianças. Ao mesmo tempo que ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e a autoestima.
Dito isto, os jogos, as brincadeiras antigas e os brinquedos são essenciais e indispensáveis na infância para todas as crianças, e as quietinhas e tímidas também precisam ser incentivadas a brincar coletivamente. Brincar é se divertir, e também é se desenvolver socialmente, construir relações e adquirir habilidades sociais. Brincar coletivamente faz parte da infância, e as brincadeiras cooperativas podem auxiliar nisso!
O que são brincadeiras cooperativas?
As brincadeiras ou jogos cooperativos são aquelas atividades que tem o objetivo de criar um ambiente de coletividade e cooperação entre as crianças e são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Mas não confunda: não são o tipo de brincadeiras que possuem perdedores e ganhadores, muito menos exclusões e controles. São brincadeiras livres que visam proporcionar interação, parceria, alteridade e confiança.
Os malefícios de não brincar
Colocar a criança para assistir desenho, jogar jogos de celular, tablets e videogames não é brincar. Competição ou gincana também não é brincar. Brincar se trata de uma interação espontânea e autêntica, livre de julgamentos e sem coordenadas. Não brincar na infância implica em ter menos competências emocionais, criativas e sociais. É por meio do brincar que as crianças têm as ferramentas para que se tornem pessoas mais independentes e mais saudáveis. Logo, a falta das brincadeiras podem trazer consequências negativas!
Hora de brincar
Se você leu este artigo até aqui, já aprendeu que as brincadeiras são muito importantes para nossos filhos, e por isso vamos te dar algumas dicas de como incentivá-los a brincar longe das telas e, principalmente, coletivamente.
Brincadeiras antigas: Pula elástico
A essência da brincadeira pula elástico é criar e seguir uma sequência de pisar dentro do elástico, fora e em cima sem errar. Isso ao som de alguma canção ou da divisão silábica de uma palavra. A medida que a criança vai executando a sequência sem errar, ela faz uma outra sequência ou a mesma sequência com o elástico em uma altura maior. O elástico pode começar nos pés, depois sobe para o joelho, para a cintura, para o peitoral e para o pescoço. Também podem ser adicionadas sequências onde o elástico é enrolado na perna e o objetivo é tirá-lo enquanto pula e cair com os pés para fora do elástico, dentro ou em cima.
Aprenda a brincar de Pula elástico.
Brincadeiras antigas: 5 marias
As cinco marias é uma brincadeira feita com cinco saquinhos de tecido com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz, algodão ou feijão, ou pode ser feita também com cinco pedrinhas (que devem ter tamanhos semelhantes). O objetivo da brincadeira é ter agilidade o suficiente para jogar saquinhos para o ar enquanto recolhe os outros.
Aprenda a brincar de 5 marias.
Brincadeiras antigas: Bolinhas de gude
As formas mais comuns de jogar bolinhas de gude são: desenhar um triângulo no chão, posicionar as bolinhas de gude e tentar tirá-las do seu adversário atirando uma bolinha nas que estão posicionadas na área marcada no chão, ou jogar as bolinhas de gude para bater nas bolinhas do adversário conquistando as dele.
Aprenda a brincar de Bolinhas de gude.
Cada criança pode se sentir livre para inventar novas maneiras de brincar com esses jogos. Que tal reunir a criançada e decretar a hora de brincar?