5 dicas para mamães de primeira viagem - Minidini

5 dicas para mamães de primeira viagem

Mamães de primeira viagem, se tem uma coisa que é inegável é que a chegada de um bebê na vida de uma mulher vira nosso mundo de ponta a cabeça, e isso não necessariamente é ruim. Aliás, muitas vezes é uma benção! Ser mãe é uma grande felicidade, mas o medo e a ansiedade também fazem parte dessa jornada e importante tarefa que é ajudar um ser humano a se desenvolver com segurança e saúde.

Ser mãe pela primeira vez é uma experiência e tanto! A capacidade de gerar vida é impressionante, valiosa, mas pode ser angustiante em muitos momentos, e até solitário. A primeira gestação é um momento de insegurança, muitas emoções, dúvidas, mas também de muito amor e vontade de acertar. Ficar insegura é normal, e uma das formas de resolver isso racionalmente é buscando informações sobre infância, alimentação, sono, amamentação e outros questionamentos que aparecerem. 

Uma dica das mamães inventoras para as mulheres que acabaram de ser mãe: um círculo de amizades com mulheres que também são mães pode ser muito acalentador! Vocês vão ter muitas experiências em comum, e isso torna a maternidade menos pesada do ponto de vista emocional.

No mais, tenha paciência consigo mesma! Ter um recém-nascido e ser uma mãe de primeira viagem é uma grande experiência, e vamos lidando com algumas coisas com mais calma no decorrer da vida dos nossos pequenos. 

A fim de que você possa se preparar para exercer uma maternidade saudável, separamos 5 dicas que toda mãe de primeira viagem precisa saber. Acompanhe este artigo para ficar por dentro!

A gravidez já é nosso primeiro desafio!

Cada etapa da vida de uma mulher é única e apenas quem vive pode dizer como se sente e quais os desafios que tem encontrado, seja na gestação ou no pós-parto. Uma mulher pode experienciar sensações diferentes em cada gestação que passar na sua vida. Sendo assim, nós sempre falamos sobre a importância de não se comparar com outras mulheres grávidas, e de respeitar seu corpo e suas necessidades.

O período de gravidez pode ser cercado de alguns sintomas físicos intensos, como dores de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar e cansaço. Cada grávida vive esses sintomas físicos de maneira distinta, algumas sequer lidam com isso. Sempre que tiver algum desconforto, procure o seu médico

Outros pontos também são importantes para conseguir passar por essa fase cuidando de si e do bebê, como a alimentação saudável e o plano de parto, que é um roteiro em que a mãe descreve todos os procedimentos que gostaria que fossem feitos e os que deseja evitar. Assim, a gestante fica mais tranquila durante o parto, que é um momento de vulnerabilidade física e emocional, prevenindo inclusive violência obstétrica.

5 dicas para quem está vivendo a maternidade pela primeira vez

 

1 - Mamães de primeira viagem, não faça comparações! 

Lembre-se todos os dias de que a comparação não faz bem nem pra você nem quando se trata de comparar o seu bebê com outros bebês que você conhece. Cada bebê se desenvolve no próprio ritmo, e caso você perceba questões que precisam ser analisadas, converse com seu pediatra ou clínico e peça direcionamento. O bem mais importante dos nossos filhos é a saúde, se isso vai bem, fique em paz!

2 - Mamães de primeira viagem, cuide da sua saúde física e mental. Às vezes isso também envolve impor limites e regular comentários sobre seu corpo e o exercício da sua maternidade de pessoas que não são importantes para você.

Ser uma mãe de primeira viagem é exaustivo em dobro, e demanda muito do nosso tempo, saúde mental e física. Lembre-se de que é fundamental praticar o autocuidado para ser capaz de praticar a maternidade da melhor forma possível, e também conseguir equilibrar as outras esferas da sua vida. Em alguns momentos isso pode ser mais difícil, e está tudo bem. Saiba quais são seus limites!

3 - Mamães de primeira viagem, não tenha vergonha de pedir ajuda! E sempre divida as tarefas com o pai do seu filho. 

As responsabilidades de cuidar de um bebê não devem ser apenas da mãe! É indispensável que o pai do seu filho execute suas tarefas e se engaje na paternidade. Cuidar de um bebê não é tarefa para uma pessoa só. Quanto mais apoio, melhor.

4 - Bebês choram muito nas primeiras semanas de vida, e isso é normal. Atente-se sempre às necessidades do pequeno, porque o choro é sua forma de se comunicar. 

O chorinho do bebê provavelmente irá te preocupar no início, principalmente se você nunca tiver convivido com um bebê antes. Você vai precisar se lembrar que o pequeno precisa chorar para se comunicar se está com sono, com fome, incomodado etc. O choro é frequente, acontece várias vezes ao dia, e também durante a noite, mas você vai conseguir identificar pouco a pouco qual é a necessidade do bebê no momento. Se você ficar em dúvida se o choro está relacionado a alguma situação da saúde do bebê, consulte seu pediatra imediatamente. 

5 - Mamães de primeira viagem, acompanhe os marcos do desenvolvimento infantil do seu pequeno.

Os marcos do desenvolvimento infantil são referências usadas para acompanhar o crescimento dos nossos filhos, então vale a pena estudar um pouco do assunto. Por exemplo, se o seu bebê já consegue sustentar a cabeça, a etapa seguinte pode ser aprender a sentar. Dessa maneira, você pode estimular essa habilidade, e assim por diante!

Gostou deste conteúdo? Deixe seu feedback para as mamães inventoras! 

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.