A criança pode e deve sim brincar sozinha!

A criança pode e deve sim brincar sozinha!

Nesta live tivemos a presença da psicóloga e parceira Flávia Carnielli, dividindo conosco sua experiência com crianças e falando de um assunto que muitos pais tem dúvida: será que eu estou estimulando meus filhos como deve ser?

Então abaixo vocês vão adorar o texto que a Flávia preparou para ajudá-las nesta questão!

Após o texto veja também a LIVE que aconteceu dia 13/2!

“Muitos pais me perguntam sobre formas de estimular os filhos, sobre brincadeiras construtivas, sobre o uso de jogos e brinquedos pedagógicos. Mas será que toda brincadeira não é construtiva, saudável e estimulante?

Posso te garantir que sim… mesmo quando a criança esta brincando sozinha. Você acredita que mesmo nesse momento ela está se desenvolvendo emocionalmente?

Durante a infância, se os pequenos podem contar com a presença atenta e não ansiosa de um cuidador (mãe, pai, avós ou qualquer outra pessoa), eles brincam, criam fantasias e expressam sentimentos que muitas vezes não conseguem fazer quando estão interagindo com alguém.

As crianças não precisam de interação o tempo todo e, algumas vezes, o importante é ter alguém que está lá com ela e para ela caso ela necessite, mas que lhe permite desfrutar de maneira tranquila de sua própria companhia. Isso ensina muito sobre autoconfiança, autoestima e segurança.

Cabe ressaltar que esse “estar sozinho” não deve significar medo de alguma situação ou vontade de estar sozinho para fugir de qualquer ocasião. Significa, na verdade, gostar de estar consigo mesmo e aproveitar esses momentos, com recursos emocionais que se desenvolvem a partir da experiência de “estar só na presença de alguém”.

Assista abaixo a LIVE em que Flávia participou junto com as mamães inventoras Fê e Graci!

Enviar Comentário